O cálculo estrutural analisa todos os aspectos da construção, calcula os recursos necessários e os custos potenciais envolvidos na execução do trabalho, também destaca qualquer risco.
Os cálculos incluem de tudo, de fundações a paredes e vigas. Eles formam a base de um relatório de cálculo estrutural.
Um engenheiro estrutural deve produzir o relatório, é exigido como parte dos regulamentos de construção e prova que qualquer nova construção é segura e adequada ao seu objetivo.
Ele também fornece um guia para o construtor, ajudando-o a identificar e resolver facilmente quaisquer problemas em potencial.
Por exemplo, se um projeto exigir a remoção de uma parede, o construtor poderá ver rapidamente se está suportando carga.
Se não for, eles podem seguir em frente. Se for, pode não ser tão fácil de remover como se pensava inicialmente e é necessário identificar soluções alternativas.
A longo prazo, isso significa que trabalhar em um relatório de cálculo estrutural pode economizar muito tempo, dinheiro e esforço.
Na engenharia estrutural, o cálculo é usado para determinar as forças em configurações complexas de elementos estruturais. A análise estrutural relacionada ao projeto sísmico requer cálculos.
No contexto da estrutura do solo, os cálculos da capacidade de suporte e da resistência ao cisalhamento do solo são feitos por meio de cálculos, assim como a determinação da pressão lateral da terra e da estabilidade do talude em situações complexas.
O cálculo, definido como o estudo matemático da mudança, foi desenvolvido independentemente por Isaac Newton e Gottfried Wilhelm von Leibniz no século XVII.
Engenharia é definida como "a profissão na qual um conhecimento das ciências matemáticas e naturais adquirido pelo estudo, experiência e prática é aplicado com julgamento para desenvolver maneiras de utilizar, economicamente, os materiais e as forças da natureza para o benefício da humanidade".
Alguns engenheiros usam cálculo diretamente em sua prática diária e alguns usam programas de computador baseados em cálculo que simplificam o projeto de engenharia.
Dois métodos de cálculo, diferenciação e integração, são particularmente úteis na prática da engenharia e geralmente são usados para otimização e soma, respectivamente.
Obrigado por ler nosso conteúdo! Se gostou deixe seu like ou veja outros posts, até a próxima!
Fonte: sciencing.com